-
Arquitetos: Mario Herrera Holgado
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Andres Cedillo
-
Fabricantes: AutoDesk, CASTEL, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A necessidade de construir alguns banheiros de hóspedes e uma adega gerou uma discussão sobre os modelos tradicionais. A primeira parte do projeto baseou-se em encontrar a localização certa dentro da propriedade, que abriga uma casa histórica construída há mais de cem anos, localizada no centro da cidade de Cuernavaca. Nos fundos da casa, uma grande laje de concreto sugere que deveríamos criar um jardim, como no passado existiu ali. É aí que surge nossa primeira ação: levantar a laje de concreto para ter contato com a terra, diminuindo consideravelmente a temperatura e iniciando o processo de recuperação do jardim.
A construção de três paredes divisórias gera um triângulo deslocado que abraça no seu interior dois compartimentos que têm exatamente do mesmo tamanho. A sul, em uma das suas faces, uma destas três paredes, com a ajuda de outra parede da casa, forma uma pequena adega. A outra face é a que fecha o triângulo.
No interior do pequeno cômodo triangular, nesse espaço contido, os compartimentos com função de wc, vestiário e ducha criam um segundo nível de espaço confinado, se o usuário assim desejar. Ao abrir as portas, o espaço se expande e se torna único, criando uma espécie de labirinto, onde o corpo vagueia para vivenciar a função do espaço.
De dentro do triângulo você pode ouvir a chuva e sentir o cheiro do musgo, em harmonia com a natureza, uma série de colunas de madeira, portas, iluminação difusa e alvenaria no piso são suficientes para liberar as águas residuais da pia e do chuveiro, isso foi feito evitar a instalação de drenagem. De acordo com essa concepção em que natureza e espaço parecem se alimentar um do outro, não há ralo, a água volta para o jardim.